Semana de gestação: 9 semanas
Equivale ao mês: início do 3º mês
Equivale aos dias: 57 a 63 dias de gestação
Na 9ª semana de gestação, o bebê já é considerado um feto, e o desenvolvimento é marcado pelo desaparecimento da cauda embrionária e início da formação de órgãos como o pâncreas e o fígado. Nesta fase, a cabeça já se encontra mais arredondada, os primeiros dentinhos começam a se formar dentro da gengiva e o nariz e as orelhas já estão mais desenvolvidas.
Durante essa semana, com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga começa a ser notada, e a mulher pode continuar a ter enjoos matinais, azia, sensação de queimação no estômago ou vontade de urinar com frequência. Além disso, é comum nesta fase ocorrer coceira nos seios, mudança de cor nos mamilos que podem ficar mais escurecidos e sensação de peso e sensibilidade nos seios, devido às alterações hormonais.

Desenvolvimento do bebê
Na 9ª semana da gestação, o feto continua se desenvolvendo rapidamente, adquirindo mais aparência humana. As características físicas, órgãos e sistemas corporais continuam a se desenvolver.
A cabeça constitui metade do seu tamanho, a face é larga, os olhos estão bem separados e as pálpebras continuam a se formar e cobrir mais os olhos, mas o feto ainda não consegue abrir os olhinhos. Nesta fase, minúsculos botões de dente começam a se desenvolver dentro de cada faixa da gengiva, e se transformarão nos dentes de leite que eventualmente cairão durante a infância.
A cauda embrionária desaparece, as mãos e pés tornam-se semelhantes a remos e os dedinhos das mãos e dos pés ficam mais visíveis, assim como os lóbulos das orelhas e a ponta do nariz que podem ser vistos de perfil.
O coração e o sistema arterial do bebê continuam a se desenvolver enquanto os ossos das costelas e do esterno tomam forma, ao mesmo tempo em que o pâncreas, o fígado e os dutos biliares estão se formando.
Nesta fase o bebê já está se movendo, curvando e balançando, e esses movimentos podem ser vistos no ultrassom, mas a mulher pode ainda não senti-los.
Tamanho do bebê
O tamanho do feto com 9 semanas de gestação é de 2,5 a 3 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma azeitona.
Mudanças no corpo da mulher
Na 9ª semana de gravidez, os enjôos matinais e outros sintomas, como vontade frequente de urinar, azia, sensação de queimação no estômago e os altos e baixos emocionais da gravidez, podem continuar. Além disso, pode ocorrer coceira nos seios, sensação de mamas cheias, pesadas e sensíveis ao toque devido ao aumento das glândulas de leite e no tecido adiposo, e as aréolas podem escurecer devido às alterações hormonais.
O cansaço excessivo é muito comum nesta fase, e pode continuar até o final do terceiro trimestre, pois o corpo está se preparando para a maternidade e o metabolismo e os níveis de hormônios no corpo aumentam significativamente, o que causa uma diminuição do açúcar no sangue e da pressão arterial, aumentando a sensação de cansaço.
Nesta fase, o útero continua expandindo para acomodar o bebê em crescimento e podem surgir cólicas leves. No entanto, se a cólica for forte ou se sentir outras dores, como dor lombar, deve-se procurar o ginecologista-obstetra imediatamente.
Cuidados durante a 9ª semana
Na 9ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Enjoo matinal: se os enjôos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez, mas uma boa dica é comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia e manter-se hidratada;
- Vontade de urinar frequentemente: não prender a urina e beber muita água para manter o corpo hidratado. No caso de sentir queimação na hora de urinar, deve-se comunicar ao médico pois pode ser indicativo de infecção urinária;
- Azia ou sensação de queimação no estômago: comer refeições menores ao longo do dia e evitar grandes refeições à noite, alimentos picantes ou gordurosos;
- Cansaço excessivo: descansar durante o dia, se possível, ir para a cama um pouco mais cedo à noite, podem ajudar a diminuir o cansaço e aumentar a disposição;
- Coceira nos seios: aplicar cremes hidratantes ou óleos podem ajudar a diminuir esse desconforto. Existem produtos específicos para serem utilizados na gravidez que podem ser indicados pelo médico;
- Cólicas leves: ficar em repouso, acalmar e relaxar podem ajudar a diminuir as cólicas. No entanto, é sempre importante comunicar o médico que faz o acompanhamento pré-natal para que seja feita uma avaliação e, se necessário, o médico indicará medicamentos para aliviar o desconforto. No caso de cólicas fortes, deve-se comunicar ao médico imediatamente ou procurar o pronto-socorro mais próximo.
Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada comer pequenas porções, mas de forma frequente para manter a glicose sanguínea em equilíbrio e para garantir que os nutrientes cheguem ao bebê, beber pelo menos 12 copos de água por dia, praticar atividades físicas recomendadas pelo médico e descansar sempre que possível. Outro cuidado importante é continuar tomando as vitaminas pré-natal indicadas pelo médico e evitar o uso de medicamentos por conta própria.
Artigo: Tua Saúde