Ensine seu filho a esperar!

É comum ver as crianças inquietas na fila do supermercado, do cinema ou até mesmo dentro de casa esperando por alguma coisa ou durante uma brincadeira. O fato é que crianças pequenas ainda não desenvolveram a paciência, pois não tem maturidade suficiente para esperar. A ansiedade e impulsividade são características naturais na infância. Somente a partir dos 5 anos é que os pequenos começam a ter mais consciência a respeito de esperar. Entretanto, os pais tem um papel importante nessa fase, são eles que poderão ajudar os filhos a desenvolverem a paciência, ensiná-los a esperar e perceber que as coisas não acontecem sempre na hora que queremos. 

Para ajudar os filhos a desenvolver a paciência, os pais devem:

1) Contar histórias em capítulos. Isso mesmo. Cada dia, os pais podem contar um pouco da história, sempre lembrando que no próximo dia tem mais. Isso ensina a criança a ter paciência e aguardar o desfecho da história.

2) Incentivar a criança a brincar com quebra-cabeças e legos que precisam ser montados. Esse tipo de brinquedo é ótimo para exercitar a paciência, pois são feitos por etapas. O pequeno tem que separar peças, fazer testes e ir tentanto até finalizar a tarefa.

3) Convidar a criança a plantar e ensiná-la sobre o ciclo de crescimento da plantinha, de forma que ela aprenda a aguardar o crescimento da muda.

4) Estimule a convivência da criança com outras crianças e também com idosos para que ela aprenda que cada um tem um ritmo diferente e assim consiga respeitar o tempo do outro.


Vamos Compartilhar ?


Comentários