29ª Semana

A gestante
 
     Ansiosa para o final da gravidez? Isso é muito natural. Nesse período há um aumento da secreção vaginal e o colostro pode sair do seu peito com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores e por isso requerem calçados mais confortáveis. Além disso, a redução do fluxo de sangue pode causar inchaço nas pernas e nos pés da gestante, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer pequenas caminhadas, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, utilizadas para evitar a formação de varizes.
 
 
 
O bebê
 
     Na 29ª semana, o bebê muda de posição constantemente e brinca muito com o cordão umbilical. A pele enrugada desaparece por causa da camada de gordura e está bem avermelhada. 
O sistema nervoso central também já está bem desenvolvido, permitindo que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento. O comprimento do bebê esta semana é de 26cm (medida da cabeça ao bumbum - céfalo-caudal) e seu peso de 1,25kg.
 
 
 
É bom saber
 
     Uma ótima dica é fazer um curso para gestante. Nele você poderá tirar todas as suas dúvidas com profissionais da área de saúde sobre a gestação, conhecer melhor você e seu bebê, aprender a reconhecer quando chegar a hora do seu bebê nascer. Além disso, os cursos informam sobre amamentação e tipos de parto, momento do parto e os dias que se seguem após o parto.
 

Vamos Compartilhar ?


Comentários