Brasil, 5 de Janeiro de 2012
logo_central_ideias.png
Agora bebê vem com manual on-line
Crescimento Infantil / Todas
Conteúdo apenas da minha cidade:
Vamos escovar os dentes?
     Choro, dificuldades e preguiça. Este não precisa ser o cenário que ilustra o momento de seu filho escovar os dentes. Por isso, é muito importante iniciar o hábito de higienização bucal desde bebê, para acostumar a criança a essa rotina. O conselho é da odontopediatra Dra. Letícia Cauhi, que explica ainda que é necessário fazer da escovação um momento de descontração e alegria. “Cante músicas ou conte histórias durante o uso do fio dental e na hora de escovar os dentes”, orienta. 
    Assim, você estará motivando os pequenos a escovar os próprios dentes e a passar o fio dental, para que eles desenvolvam um sentimento de responsabilidade pela própria saúde bucal. Porém, até os 9 anos de idade, a criança não tem coordenação nem habilidade suficientes para realizar uma escovação eficaz e, por isso, precisa do auxílio dos pais. “O exemplo é a maior motivação. É muito importante que seus filhos presenciem a escovação dos pais, assim como o uso do fio dental, pois são referências para as crianças”, observa a especialista. 
 
Laser na odontopediatria
Problemas bucais comuns em crianças e adolescentes, como traumas dentários, aftas, estomatite, herpes, e até mesmo durante a erupção dentária podem ser tratados com o uso do laser na odontopediatria, pois este apresenta efeito anti-inflamatório, analgésico, atua como reparador tecidual e proporciona redução de edemas. “O laser é seguro e adequado para crianças de qualquer idade, até mesmo para bebês. Não causa nenhuma dor ou incômodo durante a aplicação. Usamos óculos de segurança apropriados para aplicação do laser, tanto para o paciente como para acompanhantes”, esclarece a Dra. Letícia.
 
 
Sucesso da higiene bucal
 
• A higiene bucal tem de fazer parte da rotina do seu filho; 
• Não espere a hora do sono da criança para a realização da higiene bucal, pois ela pode ficar irritada e não aceitar bem a escovação;
• Use o fio dental antes da escovação;
• Use uma escova proporcional ao tamanho da boca de seu filho, com cabeça pequena e macia e coloque pouco creme dental; 
• Não o deixe engolir a pasta;
• Durante a escovação, procure cantar ou contar alguma história que interesse à criança;
• Não se esqueça de escovar a língua da criança;
• Comente com o seu filho sobre a importância de ter um belo sorriso e das principais funções dos dentes, como cortar os alimentos, auxiliar na mastigação, na deglutição e, por que não, na própria estética;
• Elogie seus filhos durante e após a higiene bucal;
• Troque a escova de dois em dois meses;
• Faça a escovação sempre após as principais refeições e, principalmente, antes de dormir.
 

 

Dra. Letícia Cauhi

Odontopediatra

Matéria relacionada com Crescimento Infantil
Baby House Berçário
Um novo conceito de berçário e escola
Bambini - Centro de Atividades…
Para aprender brincando
Colégio CIMAN
Muito além do brincar
Birras: como lidar?
"Eu quero, agora!" Aprenda a lidar com essa situação
Veja mais »
0

Comentários

Não existem comentários

Faça o login para deixar um comentário.
Criado e Desenvolvido por: