A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: NJ

Filename: libraries/Localizacao.php

Line Number: 129

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: NJ

Filename: libraries/Localizacao.php

Line Number: 113

Hipotireoidismo em bebês | Saúde do Bebê | Portal do Manual da Mamãe
Seu Estado:
Agora bebê vem com manual on-line
Saúde do Bebê
Hipotireoidismo em bebês

     Quando a glândula tereoide não produz adequadamente seu hormônio, os bebês correm o risco de desenvolver a principal causa de retardo mental prevenível, o Hipotireoidismo Congênito (HC). “O Hormônio Tiroidiano (HT) interfere em todo o organismo e é fundamental para o crescimento e para o desenvolvimento cerebral. Quando ele falta, as células passam a trabalhar de forma mais lenta e todo o corpo sofre”, explica a pediatra e endocrinologista Dra. Renata Machado, titulada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

 

     A Dra. Renata conta que, como o desenvolvimento do cérebro ocorre mais intensamente no primeiro ano de vida, a deficiência do HT nesta fase provocará lesões neurológicas irreversíveis. Por isso, é essencial o diagnóstico e a reposição hormonal precoces para prevenir o retardo mental nas crianças que apresentam o Hipotireoidismo Congênito. O que muita gente não sabe é que essa doença pode ser diagnosticada nos primeiros dias de vida, com a realização do Teste do Pezinho. “O ideal é que o tratamento seja iniciado antes que a criança complete um mês de vida, para se evitar sequelas. Quanto mais tempo se demora para começar o tratamento, maior é o déficit futuro no QI”, afirma.

 

     O tratamento precoce garante o crescimento e desenvolvimento normais do bebê. A reposição correta do HT deve ser monitorada de perto pelo endocrinologista infantil. Como o bebê cresce muito rápido, as doses precisam ser ajustadas inicialmente a cada mês e depois a cada três meses. “Com o correto acompanhamento, as crianças com Hipotireoidismo Congênito terão uma vida completamente normal.”

 

 

Sintomas clássicos do Hipotireoidismo Congênito em bebês:

 

Queda de temperatura, cianose, prostração, sonolência, hipotonia muscular, dificuldade para mamar, icterícia prolongada, hérnia umbilical, distensão abdominal, constipação intestinal, língua grande para fora da boca, choro rouco, pele pálida, seca, áspera e com aspecto de mármore, atraso do crescimento.

Dra. Renata Machado

Pediatra e Endocrinologista Pediátrica

CRM-GO 9070

 

Matéria relacionada com Saúde do Bebê
Quiropraxia para crianças
Tratamento melhora cólicas, dificuldade de amamentação,…
Natação para o bebê
Conheça os benefícios que a natação traz para…
Vacinação: proteja seu bebê!
Saiba como assegurar uma melhor proteção para seu…
Teste do pezinho
O que você precisa saber sobre o Teste de Triagem…
Veja mais »
0

Comentários

Não existem comentários

Faça o login para deixar um comentário.